Descrição

Autores

Sobre esta apresentação e seus artistas

Navegação

Aulas desta Oficina

Valéria Correia, mestranda do Promus/UFRJ traz uma abordagem interativa para o trabalho com coro infantil, inspirada em sua própria abordagem junto ao coro da escola de música da Rocinha.
Coro Infantojuvenil | Valéria Correia | Módulo 01
Na música “Maria Fumaça” do Livro Poemas Musicais de Cecília Cavalieri França, a ideia é que os alunos possam aprender uma melodia fácil e que a mesma possa ser a base para o trabalho das demais músicas do repertório. “Maria Fumaça” passa a ser nesse momento nosso principal vocalise, passeando pelas escalas e dando aos alunos uma noção subliminar dos graus I a V, crescente e decrescente e cânone. Faço os alunos conhecerem palavras e minúcias que fazem parte do texto, como o trem antigo que o texto descreve: “pois quer descansar, velha ela está”.
Coro Infantojuvenil | Valéria Correia | Módulo 02
Na música “Nesta Rua”, eu estabeleço uma relação do andar na rua, diferenciando da anterior em que maria fumaça se move sobre trilhos. Em “Nesta Rua”, faço-os perceber a natureza a partir do bosque, a solidão como silêncio e com um certo mistério, criança gosta disso. Sempre penso que quando explicamos o conteúdo/texto do que vamos cantar, estabelecendo um paralelo com as realidades dos alunos, temos uma parte da missão cumprida.
Coro Infantojuvenil | Valéria Correia | Módulo 03
Em “O Coqueiro da Praia” também de Cavalieri, eu continuo a valorização da natureza, sempre dando ênfase ao vocabulário novo, dando os seus significados e redefinindo-os quando preciso
Coro Infantojuvenil | Valéria Correia | Módulo 04
“Arco-Íris”, que envolve mais uma vez a natureza, num colorido que é a surpresa do arco-íris e suas sete cores, as crianças pequenas gostam de usar as mãos contando, como uma descoberta. Palavras novas também estão presentes nesta canção, como “tamborila” e “arvoredo”, e as coloco dentro da realidade dos alunos. Quando a canção fala do carnaval, eu associo ao colorido que é a festa no Brasil, referencial para eles.
Coro Infantojuvenil | Valéria Correia | Módulo 05
“Arco-Íris”, que envolve mais uma vez a natureza, num colorido que é a surpresa do arco-íris e suas sete cores, as crianças pequenas gostam de usar as mãos contando, como uma descoberta.
Coro Infantojuvenil | Valéria Correia | Módulo 06
“Garimpeiro”, também de Cavalieri, faz referências ao trabalho. A música traz para os alunos o ar de mistério que acontece a noite no garimpo.
Coro Infantojuvenil | Valéria Correia | Módulo 07
“EmoriÔ” abraça a i deia do afeto, do reconhecimento, do amor. E mais uma vez a natureza presente no sol, na l ua, no céu.
Coro Infantojuvenil | Valéria Correia | Módulo 08
Esse trabalho tem como foco o resgate do processo de afinação desenvolvido a partir do repertório em 25 anos de trabalho com o Coral Infantojuvenil da Escola de Música da Rocinha/EMR. Na introdução, apresento um relato do trabalho desenvolvido na Escola (EMR) com foco no Coral Infanto-juvenil e a metodologia adotada. 
Coral da Escola de Música da Rocinha: um resgate do processo de afinação desenvolvido a partir do repertório.